data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Melissa (Instagram)/
Nesta terça-feira, todas as lojas da Melissa no Brasil, bem como as galerias em Londres e Nova York, além do site da empresa, estarão sem produtos para venda. Nos espaços vazios, a marca de calçados instalará pontos de coleta para os consumidores descartarem as melissas que não têm mais nenhuma opção de uso.
Parquímetro na Alameda Buenos Aires começa a funcionar nesta terça
A iniciativa é alusiva ao Dia do Consumo Consciente, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009 para despertar a consciência do público para os problemas causados pelos padrões de produção e consumo excessivos. Aqui na cidade, as duas lojas do Clube Melissa - do Santa Maria Shopping e do Shopping Praça Nova - participarão da ação sustentável.
Obra do Calçadão de Santa Maria pode ficar para 2020
- Não haverá vendas, nem produtos no expositor. Os vendedores estarão aqui, mas ao invés de falar dos produtos, vamos falar das ações que a Melissa está desenvolvendo em relação à sustentabilidade - explica Larissa Ess, gerente do Clube Melissa do Praça Nova.
As lojas terão uma vitrine organizada para recolher melissas antigas que não têm mais nenhuma condição de uso. A empresa vai transformar os pares recolhidos em uma sandália 100% reciclada, assegurando que os calçados descartáveis retornem para a cadeia produtiva. O objetivo é conscientizar quanto à origem e o destinos dos produtos consumidos.
- A gente está prezando muito por isso. Muitos dos nossos clientes não sabem que a Melissa é uma marca vegana, que usa material de origem renovável, por exemplo - comenta Paula Haas, supervisora das duas lojas Melissa em Santa Maria.
A loja do Shopping Praça Nova funciona das 10h às 22h, e a do Santa Maria Shopping das 9h às 20h.